Sunday, October 08, 2006

O Canto das Montanhas – I festival de Dança e Cultura indígena da Serra doCipó – Krenak, Maxakali e Pataxó - 1999


O Canto das Montanhas – I festival de Dança e Cultura indígena da Serra doCipó – Krenak, Maxakali e Pataxó; CD (Núcleo de Cultura Indígena – 1999) 1. Theon Hô; 2.Yrnon Dhiuk Yndhiak; 3.Hô Nym Paren; 4.Kicrok Tondon Nukui; 5.Nak Inhauit Borum Rerre; 6.Pó Hamek; 7.Taru Rundhium; 8.Thi Ruhá Nim Nengam; 9.Kicrol Tondon Nukuin; 10.kunyakivi; 11.Kumatxu preto; 12.Yamiy; 13.Kumatxu vermelho; 14.Mucará; 15. Mirapé; 16.Tapunahã; 17.Dauê Maiô Inhé; 18. Penaô Baixu; 19.Hô Maracá Txê; 20. Éke Ia Dipê;

Este é um disco importantíssimo (assim como são todos os discos que retratam as manifestações religiosas e artísticas de nossos índios, itens desde sempre raríssimos, principalmente em LPS), pois registra os cânticos de três tribos de nossa terra, os Krenak, os Maxakali e os Pataxó. A captação foi feita in loco, com os índios interpretando seus cânticos do modo mais puro e ortodoxo. A gravação é excelente e é um registro simplesmente poderoso em sua simplicidade, pois pode-se perceber os ecos longínquos das matrizes do que mais tarde se estruturariam como o movimento umbandista em seus cânticos, ritmos, mantras e pontos cantados.

Para ouvir a faixa 20, "Éke Ia Dipê", clique abaixo:


6 comments:

Anonymous said...

gostei de conhecer este espaço, venha conhecer o nosso.

Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira.

Anonymous said...

Muito Legal...

Como gostaria de ter aqui em Curitiba um acervo desses..

Anonymous said...

Seria interessante se a gente pudesse ouvir ou até baixar as músicas...

Anonymous said...

Obrigado a todos os irmãos pelas visitas. Estamos estudando como colocarmos algumas faixas de amostra. Tão logo consigamos aprender e entender os mistérios da HTML.

Anonymous said...

Taí!! Taí, Galera!!

Robério Carneiro said...

Oi pessoal!
Onde encontramos esse CD pra comprar???
Obrigado!