Monday, October 02, 2006

Abertura e encerramento 2 - prov. anos 70


Abertura e encerramento 2 LP/CD (A Universal discos/Chantecler/Cáritas/Luzes/provavelmente anos 70)

1.Prece de Abertura; 2. Saudação a Oxalá; 3.Salve a Pemba; 4. Saudação a Oxosse; 5.saudação a Ogun; 6. saudação a Xangô; 7. Saudação a Iansã; 8. Saudação a Yemanjá; 9.Saudação a Oxum; 10. Saudação a Cosme e Damião; 11. saudação aos pretos velhos; 12. Ponto de Abertura; 13.Ponto de Chamada; 14.Coral; 15. Arranca-Toco; 16. Bahia é Terra de dois; 17.Cadê doun; 18.Eu vi Doum; 19. Os quindins; 20. Salve a Glória; 21. Lampião da Bahia; 22. É lua nova; 23.Deus lhe dê boa noite, Sá Dona.
Walter de Figueiredo com coro e ritmo. Um disco excepcionalmente bem gravado (em estúdio), com alabês e coro muito bons. O ogã Walter tornou-o um ícone por dentro dos terreiros umbandistas, pois muitos passaram a imitar sua impostação de voz e graças a ele muitos pontos de umbanda não se perderam e perduram até hoje nos ritos umbandistas (este disco estava presente em praticamente todos os terreiros que visitei quando da minha infância e os pontos aqui registrados eram entoados em todos).
A orquestra é completa: três atabaques, um agogô e um discreto chocalho percutidos por alabês que mandam muito bem nas cabulas, sem exageros e com dinâmica, com destaque ao alabê que executa o Rum, um músico perfeito. Influente, este é um trabalho obrigatório a todo estudioso da música do santo.

Para ouvir a faixa 23, "Deus lhe dê boa noite, Sá Dona", clique abaixo:

1 comment:

MHMS said...

Se puder, gostaria muito que me mandasse a música 20 deste LP chamada "Salve à Glória". Grata.