Sunday, October 01, 2006

Oferenda – Cânticos de Umbanda - Anos 70?


Oferenda – Cânticos de Umbanda (Esquema – Anos 70?) LP – 1. Louvação a yemanjá; 2. Louvação a Ogun; 3. Louvação a Iansã; 4. Louvação a Oxum; 5. Louvação a Xangô; 6. Louvação a Cabocla Jurema; 7.Canto a yemanjá; 8. Caboclo Pena Branca; 9. subida de caboclo; 10. Tem areia; 11. canto de Exu;


Estáticos, não sabemos sinceramente, o que dizer deste disco... trata-se de um cantor chamado Fernando Costa, que readaptou (?) os ponto de umbanda, muitos deles tradicionais e de raiz, para um arranjo híbrido entre boleros de boate com o mais impressionante brega anos 60/70. É evidente a vontade de imitar o J.B. Carvalho, na impostação e no modo de cantar. Muitos bongôs, bateria, guitarras a lá Amado Batista e órgãos de churrascaria pululam por todas as faixas, embora os percussionistas e o baterista sejam muito bons, mas sozinhos não conseguem salvar o trabalho. O rapaz chegou a colocar som de metralhadoras e bombas no ponto de Ogun (o senhor da guerra, literalmente!), embora isso não importe muito.
Aliás, a idéia dos arranjos certamente remete ao conceito evangélico de se fazer todo e qualquer ritmo com temas cristãos e talvez os produtores quiseram trazer essa idéia para a Umbanda. Apesar de tudo, temos que admitir que, pelos arranjos, o Fernando Costa é um dos percursores do Axé, ou da lambada... bem, a capa é bonita.


Para ouvir a faixa 2, Louvação a Ogum, clique abaixo:




No comments: