Saravá Umbanda – LP – (RCA VICTOR – 1966) – 1.Apresentação; 2.Ponto de descarga; 3.Ponto de firmeza de corrente; 4.Ponto de chamada de orixá; 5.Trabalho dos chefes de linha; 6.Pretos de aruanda; 7.Chamada de Preto Velho; 8.Chamada de Caboclo; 9.Segurança dos cavalos; 10.Ponto de trabalho de todas as linhas; 11.Ponto de trabalho do Pai Sacomé; 12.Encerramento;
Sociedade de Pesquisas em Ciências Ocultas “Terreiro do Oriente”, Pai José Cavalcanti. Item raríssimo, faz parte de um catálogo perdido e jamais encontrado nos arquivos da RCA. Um disco influenciado pela já conhecida Umbanda Esotérica da época. Percebe-se uma preocupação com fundamentos científicos e de magia e cada faixa traz uma explicação rápida sobre o funcionamento de cada ponto.
É um disco muito bem gravado e é, antes de tudo, uma surpresa, com bons alabês na execução de Toruás pesadíssimos, três ilús executados numa densa atmosfera que mistura tambores e mantras cantados com afinação nitidamente inspirada em grupos vocais dos anos 50/60. A segunda faixa trata-se de um ponto cantado numa língua indígena, o que faz com que o Toruá (esse toque dos nossos ancestrais aborígenes) seja a trilha lógica para ele e fundamente a ancestralidade vermelha tão óbvia que a Umbanda possui e as vezes é esquecida, devido a evidenciação das raízes africanas.
Para ouvir a faixa 2, "Ponto de descarga", clique abaixo:
No comments:
Post a Comment