Sunday, October 08, 2006

Nezinho de Oxalá - 1977


Nezinho de Oxalá (Phonogram/1977) LP/CD – 1. Jurema de Juremá; 2.Presente de Balangandãs; 3. Jardim das crianças; 4.Jardim das Crianças; 5. Os Clarins; 6. Sete Homens; 7. Hora Grande; 8. Maria Conga; 9. Na ponta do pé; 10. Mestre da Justiça; 11. Cobra Coral; 12. Vovó Cambinda; 13. Festa na Senzala; 14. As quatro Deusas;

Nos anos 70 a Umbanda estava muito presente em todas as manifestações culturais, graças a artistas como Clara Nunes e Clementina de Jesus. Alguns outros, mais explicitamente umbandistas, oriundos de terreiros famosos da época, como Cubanito, Nezinho de Oxalá, Dudu de Ogun, Edi Brandão e outros tentavam seu espaço no mercado.

Nezinho de Oxalá tentou via Ruy Maurity, aproximando-se muito do seu estilo samba/rock rural, com temas umbandistas. Trata-se de um disco muito bem gravado e produzido, com uma mixagem excelente, como a maior parte dos trabalhos da época. O Nezinho canta bem, a banda conta com músicos maravilhosos e arranjos excelentes.
Para ouvir a faixa 8, "Maria Conga", clique abaixo:

2 comments:

Anonymous said...

Grata surpresa encontrar esse disco na Internet e ainda poder ouvir uma das músicas. Meu pai ajudou a fazer os arranjos. Acompanhei tudo de perto na época e me emocionei agora...
Luiza

Yan Kaô (Obashanan) said...

Nossa, Luiza, que prazer em ter alguém aqui que presenciou as gravações de um disco tão significativo para o movimento umbandista. Nos dê mais detalhes, nos escreva, nos deixe seu email, enfim, contribua com o resgate histórico de nossa religião!

Abraços!!

Ayan Irê Ô!