Monday, October 02, 2006

Antônio Carlos de Xangô - Axés de Jêje-Ijexá de Bará a Ossanha CD 1 - 2003


Antônio Carlos de Xangô - Axés de Jêje-Ijexá de Bará a Ossanha CD 1 (Katy – 2003) Faixas: 01. Bará; 02. Ogun; 03. Oiá; 04. Xangô; 05. Axé da Balança/Alujá; 06. Ode e Otim; 07. Oba; 08. Ossanha;

O batuque do Sul é pouco conhecido no resto do Brasil, principalmente o de Porto Alegre. Lá a Nação Jeje se mesclou à Ijexá, numa interessante fusão que fez surgir uma variação dos Batas africanos, que aqui ficaram conhecidos somente como tambores ou Ilús, embora possuam uma pele em cada extremo do casco; apesar disso são tocados apenas em um lado, segundo a fórmula ritualística de que o lado superior do tambor é do orixá e o lado inferior é do Exu. A exceção é o tambor Inhã (corruptela de Ayom, o orixá da música e do tambor) mais semelhante aos batás e percutidas dos dois lados ao mesmo tempo.

Embora mais simples, de forma cônica sem as curvas sinuosas características dos batás, a Inhã firmou-se como um diferencial essencialmente Jêje nos Cultos de Nação do Sul. A execução dos músicos deste cd é impecável. Os “tamboreiros”, como se diz no por lá, e o côro são excelentes, cantam num Jêje antigo, num antigo dialeto que era falado no litoral africano. Uma pena não vir mais informações no encarte. Muito bom!

Para ouvir a faixa 05, "Axé da Balança", clique abaixo:


5 comments:

Orlando Tosetto Júnior said...

Muito bacana. Você podia fazer uns posts intermediários explicando estilos e, principalmente, instrumentos de percussão; umas fotos deles cairiam bem.

Yan Kaô (Obashanan) said...

Meu, que honra que você tenha vindo aqui. este é um trabalho que venho fazendo a anos e de certa foram você presenciou muito dele, embora talvez não percebesse. Já temos mais de 1000 discos, estou ficando louco e ainda não sei mexer direito nesse negócio. seria legal também se eu conseguisse colocar uma faixa de cada disco em mp3, mas por enquanto é o melhor que posso fazer. obrigado pela força, meu mano. Um abraço.

Yan Kaô (Obashanan) said...

Ah, e obrigado pela idéia. Vou fazer...

Anonymous said...

adorei o acervo é muito bom ,só falta vocês disponibilizarem para download.
é difícil achar musicas boas para baixar .

Francisco said...

download *.*