Edinho Marundelê e Onias Comenda - Eu, Bahia - LP - Phonogram/Philips - 1975
1.Sequecê (Oração aos orixás, Ritual Angola)/Ouiumba ouiumba é de mê (Pergunta, ritual angola); 2.Ereum Malê/Yêyê ô/Yada Baô; (saudação a Oxum); 3.Mina Oraê (saída de Caboclo)/Têtêtê da cabocla kissanga (ritual de caboclo); 4.Oridê deô (Saudação a Oxum); 5.Cambinda quearaquara (pedido de licença para entrar no Terreiro de Angola, ritual angola); 6.Dilanumatambangola (despedida de Nanã, ritual angola); 7.Toques tradicionais (Angola, São Bento Grande, Santa Maria e Idalina); 8.Cânticos de capoeira; 9.Trio de berimbaus (Gunga, Viola e Viola centro) 10. Desafio de viola com o berimbau; 11.Berimbau (improvisação); 12.Ê tava lá em casa;
Já comentamos várias vezes sobre as "pontes" que existem entre a música de terreiro e a música popular, pontes estas que estabelecem o vínculo emocional entre a atmosfera ritual e a necessidade de expressão popular que se manifesta na alegria e na celebração. A Capoeira é uma dessas pontes, pois ela traz a magia dos timbres, dos temas e de todo o mistério dos rituais dos cultos brasileiros. Este disco é um ótimo exemplo desta unidade que sempre existiu entre a arte marcial brasileira e os cânticos sagrados, que recentemente tem sido abalada por uma infecção evangélica que pretende descaracterizar a essência da capoeira, dissociando sua identidade com a umbanda através da negação de suas raízes essenciais.
O disco demonstra muito claramente que essa é uma união indissolúvel: de um lado, Edinho Marundelê canta maravilhosamente vários pontos da raiz Angola e de Umbanda, para caboclos.
Do outro, Onias Comenda mostra vários toques de capoeira e até mesmo a Viola é inserida (raramente ela é reconhecida como instrumento ligado às coisas do santo, apesar de sua igual importância) numa das faixas, em desafio com o Berimbau.
Um disco raríssimo, muito disputado, é uma obra singela e basilar para quem quer conhecer a verdadeira unidade de nossa religião brasileira.
1.Sequecê (Oração aos orixás, Ritual Angola)/Ouiumba ouiumba é de mê (Pergunta, ritual angola); 2.Ereum Malê/Yêyê ô/Yada Baô; (saudação a Oxum); 3.Mina Oraê (saída de Caboclo)/Têtêtê da cabocla kissanga (ritual de caboclo); 4.Oridê deô (Saudação a Oxum); 5.Cambinda quearaquara (pedido de licença para entrar no Terreiro de Angola, ritual angola); 6.Dilanumatambangola (despedida de Nanã, ritual angola); 7.Toques tradicionais (Angola, São Bento Grande, Santa Maria e Idalina); 8.Cânticos de capoeira; 9.Trio de berimbaus (Gunga, Viola e Viola centro) 10. Desafio de viola com o berimbau; 11.Berimbau (improvisação); 12.Ê tava lá em casa;
Já comentamos várias vezes sobre as "pontes" que existem entre a música de terreiro e a música popular, pontes estas que estabelecem o vínculo emocional entre a atmosfera ritual e a necessidade de expressão popular que se manifesta na alegria e na celebração. A Capoeira é uma dessas pontes, pois ela traz a magia dos timbres, dos temas e de todo o mistério dos rituais dos cultos brasileiros. Este disco é um ótimo exemplo desta unidade que sempre existiu entre a arte marcial brasileira e os cânticos sagrados, que recentemente tem sido abalada por uma infecção evangélica que pretende descaracterizar a essência da capoeira, dissociando sua identidade com a umbanda através da negação de suas raízes essenciais.
O disco demonstra muito claramente que essa é uma união indissolúvel: de um lado, Edinho Marundelê canta maravilhosamente vários pontos da raiz Angola e de Umbanda, para caboclos.
Do outro, Onias Comenda mostra vários toques de capoeira e até mesmo a Viola é inserida (raramente ela é reconhecida como instrumento ligado às coisas do santo, apesar de sua igual importância) numa das faixas, em desafio com o Berimbau.
Um disco raríssimo, muito disputado, é uma obra singela e basilar para quem quer conhecer a verdadeira unidade de nossa religião brasileira.
Para ouvir a faixa 2, "Ereum Malê/Yêyê ô/Yada Baô (saudação a Oxum); ", clique abaixo:
15 comments:
Não consegui ouvir a música!
Vamos arrumar, Ana. Coisas do serviço gratuito!!!
eu sei que existem apenas 5 na região de são paulo
Existem 5 o que?
Cresci ouvindo este disco com meu pai.Como posso conseguir as musicas em Cd p/ presentear meu Pai?
Edirley, nos mande seu email. Aí a gente conversa!! abraços!
É o cara que tá levando essas zuelas é realmente bom!!! hehehehe..
alguem sabe como consigo cd do eu bahia
alguem que saiba como conseguir das musicas do disco eu bahia aqui vai meu imail-ninjamilenar@gmail.com ,sou de bh.
Prezado Yan Kaô (Obashanan),
Ví seu comentário sobre o disco Eu, Bahia. Por sinal muito bom.
Apenas a título de informação o vinil foi lançado primeiramente em 1972
(este com o selo da Philips - selo azul. No ano de 1975 é que foi lançado
esta segunda edição (com o selo cinza da Phonogram). Os discos não possuem
diferenças. Apenas nos selos e na contra - capa. Recentemente comprei o
exemplar de 1975, e como já possuia o de 72 verifiquei estas diferenças. Sou
praticante da Capoeira e tive a felicidade de comprar a primeira edição na
Bahia com um vendedor de rua.
Att.: Joel.
jab@fortalnet.com.br
Fortaleza - Ceara
Salve amigos do ritmo!
Gostaria das músicas do "Eu, Bahia" em CD.
Alguém poderia entrar em contato comigo?
Sergio.
sergiont@gmail.com
também tenho interesse no cd... alguém poderia entrar em contato comigo também? =x
arthemysa.arth@gmail.com
Alguém conseguiu esse disco?
Onde consigo?
Abraço!
Alguém conseguiu esse disco?
Como consigo?
Abraço!
Victos, escreva prá gente em ayom77@gmail.com
Ayan Irê Ô!
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