Sunday, December 30, 2007

Bresil - Bahia - 1977


Grupo Odundê - Bresil - Bahia - LP - Discovale - 1977

01.Mártir; 02.Ê Ganga; 03.Mãe Maria; 04.Zênite; 05.Obá Alá; 06.Águas; 07.Batah; 08.Samba de Roda; 09.Saca de Farinha/Aguerê; 10.Raios; 11.Jambelê; 12.Afochegue; 13.Alegria, alegria de Odundê;

Direção Musical: Mônica Millet

Músicos:

Alabês: Tião, Lazinho, Mônica Millet

Vocais: Ana Cristina Canário (Voz solo); Coro: Tânia Bispo, Rosângela Silvestre, Isaura Oliveira, Jussara Silveira, Nadja Miranda;

Este disco raríssimo, produzido pelo Departamento de Dança da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, foi lançado na França, pela gravadora Discovale. O grupo Odundê, a exemplo de muitos outros grupos de dança contemporânea brasileiros, se utiliza fartamente da música de terreiro para construir suas coreografias e passar a mensagem do Brasil-universo pelo mundo afora. Com essa proposta, este disco conta com músicas inspiradíssimas, muito bem executadas - sob a batuta de Mônica Millet, grande "Alabê" (por mais que os tradicionalistas possam rugir, a mulher toca prá caramba!) -, pois um bom grupo de dança pede uma trilha sonora à altura, pois desde sempre, som e movimento nunca se separaram, principalmente sob a luz de um ritual, mesmo que este rito esteja disfarçado como uma apresentação teatral.
Para ouvir a faixa 09, "Saca de farinha/aguerê", clique abaixo:

4 comments:

akaibloog said...

Ola !
Vim aqui parar a este bloog porque ando a procura ja ha muito tempo um disco que se chama se não me engano "Espirito(s) da Bahia" tem para ai 6 anos ,se souber mais referencias sobre este agradecia se puder que me enviasse via email.(nuno_14@hotmail.com) gostei muito da musica que pos no bloog .
Obrigado
e tudo de bom

Yan Kaô said...

Olá, Nuno. Não conheço o disco sobre o qual falou. Pode me descrever a capa? Quem sabe...

Nuno said...

Ola Yan Kaô . Não sei como é a capa,so sei o nome mesmo do album, sei que nele participaram muitos artistas brasileiros bastante conhecidos ,vou tentar contactar a estação de radio que passou esse disco. um muito obrigado pela atenção.
Tudo de bom :)

Yan Kaô said...

Quando encontrar, Nuno, nos dê um toque para adquirirmos uma cópia para o acervo... Abraços e Saravá!