Wednesday, June 20, 2007

Faramin Yemanjá – Tancredo da Silva Pinto (1971 – com gravações provavelmente dos anos 50/60)

Faramin Yemanjá – Tancredo da Silva Pinto LP/CD (1971 – com gravações provavelmente dos anos 50/60)

1.Louvação a Janaína; 2.Corre Gira – Flores para Yemanjá; 3.Louvação a Oxossi; 4.Mironga de Preto Velho; 5.Seu Baluaê; 6.Louvação a São Jorge; 7.Louvação a Xangô; 8.Imberê; 9.Louvação a Oxalá; 10.Louvação a Yemanjá; 11.Louvação aos Caboclos; 12.Louvação à Cumieira; 13.Tem Dendê; 14.Sapo Macumbeiro; 15.Cruzambê;

Tenda Abaçá de Xangô e Pai João do Congo da Bahia, Terreiro do Pai Tomás D’Angola e Senhora Santana, Centro Espírita Caboclo Roxo, Tenda Rompe Mato e Ourucaia da Cobra Coral da Guia, Tenda Espírita São Sebastião, Terreiro do Caboclo Rei das Flechas, Abacá de Iamudulê.

Mais um disco clássico, feito para homenagear, segundo o encarte a Tancredo da Silva Pinto, um expoente da escola umbandista dita como Omolokô – os chamados “Filhos da Natureza”, também conhecida como Umbandomblé, embora hajam evidências de que é o próprio quem canta no disco.

Tancredo da Silva Pinto nasceu em 10 de agosto de 1905 no Município de Cantagalo, então Estado do Rio. Ainda na adolescência veio para o antigo Estado da Guanabara. Filho de Belmiro da Silva Pinto e de Edwirges de Miranda Pinto, sendo seus avós maternos Manoel Luis de Miranda e Henriqueta Miranda. Sua árvore genealógica remonta a grandes estudiosos e praticantes do Culto da antiga e imortal África. Seu avô foi fundador dos primeiros blocos carnavalescos de sua terra, tendo fundado os blocos "Avança" e "Treme -Terra", bem como o "Cordão Místico", uma mistura de caboclo com o ritual africano, em que sua tia Olga saía vestida de "Rainha Ginja".


Seu pai, considerado o melhor tocador de violão de sua época, tinha em seu histórico o título de excelente ferrador, bem como de exímio tratador de animais, sendo ainda criador de pássaros de diversas qualidades.
Tata Tancredo da Silva Pinto

Em 1950, devido a grandes perseguições aos umbandistas nos mais diversos Estados da União, assim como no antigo Distrito Federal, fundou então a Confederação Espírita Umbandista do Brasil, tendo viajado por quase todo o País, fundando Federações com o objetivo de organizar e dar personalidade ao Culto. Fundou as Federações dos seguintes Estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e outros. Criou, para melhor mostrar seu Culto ao povo em geral, as seguintes Festas Religiosas: Festa de Yemanjá, no Rio de Janeiro; Yaloxá, na Pampulha - Belo Horizonte; Cruzambê, em Betim - BH, Minas Gerais; Festa de Preto Velho, em Inhoaíba - Rio de Janeiro; Festa de Xangô, em Pernambuco; "Você sabe o que é Umbanda" no Estádio do Maracanã, RJ, e finalmente a Festa da Fusão, realizada no centro da Ponte Rio-Niterói.


Tancredo teve uma atuação marcante também como compositor, aliás, essa habilidade constava como profissão em sua Carteira de Trabalho. Como companheiros de composição teve Moreira da Silva, Zé Kéti, Zé Pitanga e Blackout. Esse último gravou de sua autoria a música “General da Banda”, cuja letra faz uma alusão ao Orixá Ogum. Foi um dos fundadores da 1ª Escola de Samba do bairro Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.

Teve publicada mais de 30 obras literárias, divulgando a Umbanda Omolocô. Foi fundador e colaborador de diversos jornais e revistas destinadas a esclarecer e orientar os adeptos da religião afro brasileira. Seus artigos Umbanda foram publicados durante 25 anos no jornal O Dia.

ALGUNS LIVROS DE TANCREDO:

Negro e Branco na Cultura Religiosa Afro Brasileira - Os Egbás; A Volta dos Orixás; Doutrina e Ritual de Umbanda; Primado de Umbanda; Guia e Ritual para Organização dos Terreiros de Umbanda; Doutrina e Ritual de Umbanda; As Mirongas de Umbanda; Tecnologia Ocultista da Umbanda Brasil; Origens da Umbanda; O Eró; Cabala Umbandista; Iaô; Camba de Umbanda; Impressionantes Cerimônias da Umbanda; Fundamentos da Umbanda;


O disco foi gravado em ritmo de samba, apesar dos compositores, músicos e corais serem oriundos de vários terreiros de Omolokô do Rio de Janeiro. São arranjos voltados à estética musical da época, mas que devido à influencia de Tancredo conseguiu atravessar décadas sendo um dos discos mais queridos da história umbandista.


Para ouvir a faixa 07, "Cruzambê", clique abaixo:

1 comment:

Yan Kaô (Obashanan) said...

Exu diz: Macumba! http://www.4shared.com/file/142444767/fc49fca1/Faramim_Yemanj.html