Monday, June 11, 2007

Umbanda - Preto Velho – Hinos e Pontos de Umbanda - 1973


Capa original de 1973


Capa de edição posterior, provavelmente 1975



Umbanda - Preto Velho – Hinos e Pontos de Umbanda - 1973 LP (Âncora/Beverly – 1973)

1.História de Pai João de Aruanda; 2.Senhora da conceição; 3.Ponto do Caboclo Pedra Branca. 4.Ponto do Terreiro Pena Azul; 5.Pena Azul e Cabocla Jurema; 6.Hino à Rompe Mato; 7.Yorimá-Homenagem aos Pretos Velhos; 8. Rompe Mato (Persistência); 9. Yemanjá; 10. Hino ao Caboclo Pena Azul; 11. Ogum Yara; 12.Hino à Mamãe Oxum;

Ogã Mauro Fernandes com coro do Centro Espírita Pena Azul; O Centro Espírita Pena Azul é um dos templos mais tradicionais do Brasil. Este disco traz pontos de raiz mesclados a hinos de louvação.
É o caso dos pontos do Caboclo Pedra Branca e do Ogum Rompe Mato, pontos fortíssimos de raiz, com alguma pequena modificação que não chega a alterar o sentido oculto da invocação É um disco muito bem gravado. Percebe-se o cuidado com que os músicos se dedicaram para que ele viesse a luz. O alabê executa sua função com muito cuidado – há apenas um atabaque de instrumental – e o coral é afinadíssimo, com momentos lindíssimos, nos corais executados sem atabaques.

Percebe-se, pelos pontos, que existia – ou existe – no Centro Pena Azul uma convivência salutar entre várias escolas umbandistas, pois há elementos da Umbanda praticada por Matta e Silva, ecos da Umbanda de Zélio de Moraes e da Umbanda mais Mística, próxima do Catolicismo.

Duas capas excelentes foram produzidas em duas edições diferentes: a primeira é clássica, conhecidíssima, com as imagens dos orixás e dos Pais Velhos. A outra é belíssima e enigmática: um Pai Velho sentado sobre uma nuvem... ou seria uma explosão atômica? É um disco muito equilibrado e como disse, percebe-se que feito com muito carinho pelos músicos.

E esse esforço compensa qualquer defeito técnico que possa ser percebido na gravação.
O site do Centro Pena Azul é:


Para ouvir a faixa 06, "Hino Rompe Mato", clique abaixo:

No comments: