Tuesday, June 12, 2007

Abertura e Encerramento – Na magia de Boiadeiro e Baiano - 1970

Abertura e Encerramento – Na magia de Boiadeiro e Baiano – LP – (A Universal/1970)

1.Força Maior/Raio de sol/Pancada do Sino; 2.Chapéu de couro/Ponta do laço; 3.Xetuá Boiadeiro; 4.Brasileiro Imperador; 5.Estava Longe; 6.Água de gravatá; 7.Baiana feiticeira; 8. Zé Pilintra e os Baianos; 9. Dois, dois de ouro; 10. Baiano Trabalhador; 11. Mironga de Baiano; 12.Filho de Yemanjá; 13.Vida do Ronco/Velhinho dos cabelos loiros/rei coroado (Tauamy);

Domingos Santos, Zé do Ode, Isaura da Bahia e Ney Mutalambê, com os Ogan e Corimbeiras da Congregação Espírita São Gerônimo.

Este é mais um clássico dos terreiros. Aqui estão alguns dos pontos mais conhecidos da encantaria como são entoados dentro dos terreiros de umbanda. O clima da gravação é bem próxima do que acontece nos terreiros. Temos dois atabaques, um agogô e um eventual adjá que dá o clima de uma sessão.
Ney Mutalambê, Domingos dos Santos, Zé de Ode e Izaura da Bahia cantam bem, com vontade e alegria. A gravação é um pouco saturada no reverber, e a faixa dois tem um problema de prensagem, pois começa como a primeira faixa e logo depois pula para as canções da segunda. No mais, é um excelente registro, com toques em barravento, congos de ouro e cabulas muito bem tocados.


Para ouvir a faixa 06, "Água de Gravatá", clique abaixo:

1 comment:

Yan Kaô (Obashanan) said...

Exu diz: Macumba! http://www.4shared.com/file/234374882/13c12813/Na_Magia_de_Boiadeiro_e_Baiano.html