Saturday, January 05, 2008

Cavaleiro de Aruanda - 1972


Ronnie Von - Cavaleiro de Aruanda - LP - Polydor - 1972

01.Cavaleiro de Aruanda; 02.Tempo de acordar; 03.Veja com os olhos de ver: 04.Eu era humano e não sabia; 05.Camping; 06.Aquela mesma canção; 07.E essa gente passa cantando; 08.Hare Krishna; 09.Tereza Cristina; 10.Rock pro meus nervos; 11.Céu vermelho; 12.Ninguém vai me segurar;
Nasceu em Niterói (RJ) e teve uma infância e adolescência normais de um jovem de classe média. Nos anos 60 participou de programas de calouros interpretando músicas dos Beatles. Em seguida gravou um compacto com "You've Got to Hide Your Love Away" e "Meu Bem", versão de "Girl", ambas de Lennon e McCartney. Outros sucessos foram "Pequeno Príncipe", "A Praça" (Carlos Imperial) e "Escuta, Meu Amor" (Arnaldo Sacomani). Desde então tornou-se um ídolo da juventude, sendo apresentador, em 1966 do programa O Pequeno Mundo de Ronnie Von, da TV Record. Foi um dos principais cantores e galãs da Jovem Guarda, e continua se apresentando com repertório de músicas românticas e da década de 60.
Um dos mais injustiçados músicos brasileiros, pois lançou excelentes álbuns de vanguarda em sua fase 67-72, influenciando e dando o pontapé inicial ao tropicalismo, projetando os Mutantes e outros mais. Cavaleiro de Aruanda talvez tenha sido um de seus maiores sucessos (só superado, talvez pela breguíssima "Tranquei a Vida", anos mais tarde), gravado na época em que era - segundo algumas fontes - umbandista e médium de um terreiro em São Paulo. Interessante que em suas biografias e mesmo em seu site oficial não há a menção desta música e do estrondoso sucesso que ela fêz na época. A música, em si é excelente, com a banda tocando a todo vapor, bateria (o debut do grande Albino Infantozzi) e percussão em seu limite máximo. Ronnie canta muito bem, apelando para seu timbre mais "Rock'n'roll" - que devido a sua estrutura africana se aproxima sem nenhum problema aos ritmos de terreiro - junto com as maravilhosas vocalistas, numa emocionante homenagem aos caboclos de Oxossi. Apesar de ser a única música do disco declaradamente umbandista, por quase todas as faixas há os atabaques influenciando a atmosfera rítmica do trabalho. Raramente se ouviu Ronnie tão à vontade como nessa faixa. É isso aí!!! Viva a Banda!! Makumba'n'roll neles!!!

Para ouvir a faixa 01, "Cavaleiro de Aruanda", clique abaixo:

No comments: