Wednesday, January 16, 2008

Aparecida - Samba Afro-Axé - 1996/2000

Capa edição 1996


Capa edição 2000

Aparecida - Samba Afro Axé/O samba de Aparecida - CD - CID - 1996/2000
01.Boa Noite; 02.17 anos; 03.Lágrimas de Oxum; 04.Meu São Benedito; 05.Diongo Mundiongo; 06.Vovó Catarina; 07.Grongoiô Popoiô; 08.A Maria Começa a beber; 09.Tereza Aragão; 10.Rosa para Iansã; 11.Tributo às almas/Santo Antônio de Pemba; 12.Todo mundo é preto; 13.Terreiro de Mãe Nazinha; 14.Nanã Boruquê;
Encerrando a saga "Aparecida", aqui está a última coletânea da cantora, que a gravadora CID relançou em 2000 com outro nome, tentando a todo custo adaptar seu "produto" aos novos tempos, seja na fase da "Axé Music", seja na fase do samba novo, de pagodes "evangelizados" e outras lamentáveis modernidades... mas Aparecida sempre estará acima de tempos e modismos, sua música expressará sempre a pureza da relação salutar entre terreiro e celebração, entre fé e alegria... mais uma vez, salve salve, Aparecida!!
Para ouvir a faixa 12, "Todo mundo é preto", clique abaixo:




4 comments:

Negra Geise said...

legal mestre obashanan o sr já viu algo sobre o JONGO é lindo .conheço muito pouco e esta relacionado tambem com a nossa umbanda.o toque e as cantigas .

Anonymous said...

comprei este segundo cd, edit 2000 na loja em que trabalho, mas afinal que fim deu Aparecida?

Yan Kaô (Obashanan) said...

Geise, o Jongo é uma ponte dentre várias que existem no Brasil entre a música de terreiro e e música popular. Colocamos alguns discos aqui no blogue. É só dar uma procurada! Anonymous, eu não sei e parece que ninguém sabe o paradeiro da mulher! Uma pena!!

Vivian said...

Não sou ubandista, nem se quer fui à um terreiro, nem nunca tinha ouvido falar em Aparecida, isso não impede que eu aprecie e reconheça a magnitude desta artista brasileira, brasileira mesmo!
Tudo começou numa loja de produtos naturais que vendia também, cds não mto convencionais, como amo samba, o "Samba de Aparecida" logo chamou minha atenção, comprei-o, pesquiso sobre ele, a vida de Aparecidad e de seus amigos, a fim de obter mais informações sobre ela.
Em visita à parentes no Rio, descubro que meu tio possui dois vinis dela: "Aparecida" e "13 de Maio", muito curioso, ele me perguntou como tive conhecimento de sua existência, pois nem mesmo ele lembrava dela.
E... onde ela está afinal!?
Meu nome eh Vivian, tenho 20 anos e eu recomendo: Aparecida.