Sunday, January 13, 2008

Carolina Soares - 1990

Carolina Soares - CD - Independente - 1990

01. Eu já vivo enjoado; 02. A Hora é essa; 03. Lei Áurea; 04. As Vezes me chamam de negro; 05. Saudades de Bimba; 06. Marinheiro Só; 07. A Arte de CARIBE; 08. Paranauê; 09. Maculelê; 10. Puxada de Rede; 11. Samba de Roda; 12. Toques de Berimbau;
Carolina Soares nasceu na cidade litorânea de Santos, São Paulo, em 14 de outubro de 1979. Muito cedo, porém, mudou-se com seus pais para Iguape, onde foi criada em meio aos costumes desta região simples, cercada por antigos quilombos. Deve-se a isso, talvez, o seu jeito caiçara de ser. Filha de pai negro e mãe branca, seus traços genéticos tornam visível essa mistura de raças, com destaque para a voz, que herdou o timbre forte e a musicalidade do lado afro. Sua primeira experiência com o público se deu aos dezesseis anos de idade, ainda na cidade de Iguape, onde cantou acompanhada por uma banda local.
Em 1988 foi viver em São Paulo. Em setembro deste mesmo ano conheceu a Revista Capoeira, primeira revista de capoeira editada no Brasil (e considerada a primeira do mundo, no gênero) do editor Adriano Chediak. A partir daí, sua vivência com o mundo da Capoeira teve início e foi se aprofundando: percorria as “rodas“ e os grandes eventos, conhecia os mestres e os capoeiristas. Surgiu, então, o projeto para lançar o primeiro CD, Músicas de Capoeira, com todas as faixas cantadas por uma mulher, ela, a escolhida. O sucesso foi imediato. Em conseqüência, Carolina tomou algumas aulas de canto e, dois anos depois, gravou o segundo cd - Músicas de Capoeira, vol.II -, também sucesso absoluto de mercado, trazendo quatro composições de sua autoria. Aproveitando o intervalo de gravação entre os dois primeiros cds, Carolina Soares se aprofundou na pesquisa sobre o verdadeiro Samba, cantando já com a sua própria banda, formada com músicos da velha guarda do samba de São Paulo e da Jovem Guarda da Bateria da Escola de Samba Vai-Vai.
Em 2004, no Dia Nacional do Samba que aconteceu no Teatro Sérgio Cardoso (SP), Carolina Soares foi aplaudida pela velha Guarda do Samba Paulista, com seu trabalho reconhecido e aceito. Destacando-se a cada ano no mercado fonográfico da Capoeira e do Samba, a cantora foi convidada a participar de várias comunidades de samba, levando para os jovens sua arte que procura resgatar o nosso ritmo brasileiro. Carolina Soares reside em São Paulo, de lá só sai para percorrer o Brasil, fazendo shows de Samba e Capoeira. Este seu disco de estréia é muito bom, bem gravado e Carolina canta muito bem. Há algo estranho na execução do músico que toca o agogô em algumas faixas, com relação ao tempo das músicas, mas não compromete o trabalho final. Além disso, é muito bom ver um disco de capoeira moderno com a intenção inovadora que ele traz.
Para ouvir a faixa 4, Maculelê, clique abaixo:


No comments: