Obaluayê - Orquestra afro-brasileira – 45 RPM – Todamérica – 1949
01.Apresentação de Paulo Roberto; 2.Chegou o Rei Congo; 3.Calunga; 4.Amor de escravo; 5.Saudação ao Rei Nagô; 6.Festa de Congo; 7.Babalaô; 8.Liberdade; 9.Obaluayê;
Regência: Maestro Abigail Moura;
Solista: Yolanda Borges;
Músicas e letras: Maestro Abigail Moura;
Apresentação: Paulo Roberto;
A Orquestra Afro-Brasileira foi fundada em 10 de abril de 1942, com o propósito de estudar e divulgar a música folclórica e os costumes brasileiros, valendo-se para isso da sociologia e antropologia.
Um disco raríssimo que ganhamos há muito tempo de um amigo que se foi. Trata-se de uma obra extremamente delicada, onde o maestro Abigail Moura conduz com propriedade uma orquestra afinadíssima, quer seja na percussão, quer seja nos vocais ou na orquestra de metais. A cantora Yolanda chega a emocionar em algumas passagens, pois consegue ir do lírico – sem afetação técnica – aos vocais mais profundos da atmosfera étnica. Um registro importantíssimo, que apesar de alguns erros conceituais (o narrador Paulo Roberto, na introdução refere-se ao Rwm como o atabaque mais agudo, quando é justamente o contrário), ainda carrega consigo a chama da ancestralidade e a competência de sempre da música brasileira de raiz.
Para ouvir a faixa 7, "Babalaô" clique abaixo:
4 comments:
Demais.. O disco esta muito bom! Ouvi falar nesse disco no site da editora arison, onde Joe Davis mostra a sua paixao por vinis raros:
http://www.arision.net/-videoAudio.php
In Conversation with Joe Davis
Muito Bom!
Incrível como ele foi parar nas mãos de um gringão, hein, Makuma? Recentemente alguém lançou em cd esse disco, então já era a raridade... mas, realmente o disco é muito bom, com interpretação e execução de ´músicos de primeira linha!!
Abraços e apareça sempre!!
Saravá!!
Ola a todos,
gostaria de acrescentar e corrigir algumas informações colocadas sobre esse LP. Trata-se de um disco de 10 polegadas; gostaria ainda que alguem confirmasse se ele é mesmo 45rpm (o que muito me surpreenderia) bem como a data porque pelo que estudo de selos e epoca 1949 é antigo demais pra ele pelo que tenho pesquisado.
grato
abçs,
Lucas
Oi Lucas, obrigado pelas informações, realmente o disco não é 45 RPM, nos enganamos quando estávamos fazendo o catálogo para o acervo. Vamos corrigir. Quanto à data, a bolota não possui informação alguma. A referência nos foi passada por um maestro da Unicamp, que coletou as informações. Muito axé e nos visite sempre e nos dê o pitaco e o puxão de orelha quando quiser!Ayan Irê Ô!
Post a Comment