Wednesday, September 19, 2007

Louvação aos Orixás – 1976

Louvação aos Orixás – José Ribeiro – LP – RCA – 1976

1.Exuria exu; 2.Paóo para um Djagun; 3.Oxossi é caçador; 4.Atotô Meu Pai; 5.Sarava o Povo africano; 6.Okolofé Mamãe Oxum; 7.eparrei minha mãe Iansã; 08.Louvação a Xangô; 09.Rainha do Mar; 10.Saluba Nana; 11.epe epe babá; 12.Zambe Maleme;

Pela capa já podemos antever o que há no disco. A imagem de uma galáxia nos induz a imaginar uma produção à lá Sérgio Mendes, ou bem que poderia ser um disco de Rock Progressivo, mas não, é o “Rei do Candomblé” em sua mais ousada obra: José Ribeiro realizou uma verdadeira superprodução, mas não uma superprodução qualquer, dessas que se vê hoje nos estádios, organizados pelos evangélicos. Não!! O homem fez uma obra daquelas de dar inveja aos produtores do U2.
José Ribeiro, há 30 anos humilhando muito produtor evangélico de hoje!!

Minha gente, esse disco tem orquestra completa, com cordas e metaleira, percussão de inúmeras peças que de ouvido é até difícil de se identificar, tamanho o número de instrumentos. São congas, claves, atabaques, timbales, bateria, etc. etc; São guitarras, violinos, teclados, baixo, coral dos “Ogans”, afinadíssimo (com exceção do próprio José Ribeiro que não era cantor, mas não faz feio).
A captação, a mixagem, os arranjos parecem terem sido feitos para um especial da Rede Globo, tamanha a megalomania da proposta. Um absurdo para a época e mesmo para os padrões de hoje. Com tudo isso, o disco tem a obrigação de ser bom, e é um show de ritmo!! As composições são de Alberto Paz e o auto intitulado “Rei da Umbanda” na época, Tancredo da Silva Pinto prefacia esta bela ousadia faraônica!


Para ouvir a faixa 1, "Exuriá Exu", clique abaixo:

1 comment:

Yan Kaô (Obashanan) said...

Exu diz: Macumba! http://www.4shared.com/file/234919938/cd937cea/Louvao_aos_Orixs_-_Jos_Ribeiro.html