Wednesday, November 15, 2006

Filho de Pemba – Cicica - 1974


Filho de Pemba – CicicaLP – (HOT-Riversound – 1974) – 1. Filho de Pemba; 2. Vovó Catarina; 3. Vinte e Sete de Setembro; 4. Pele Vermelha; 5. Rainha Angomate; 6. Maia Dendê; 7. Sarava Senzala; 8. Oxalá Mandou; 9. Macumbembê; 10. Dono da Pedreira; 11. Jurou bandeira; 12. Quem é o primeiro;

J.B. de Carvalho possuía pelo menos um contemporâneo: Sussu, que gravou pontos de sucesso radiofônico nas décadas de 50/60 e assim como seu companheiro, gravava pontos de raiz e os registrava como sua criação, embora sua especialidade fossem realmente as composições autorais. Seu filho Cicica procurou sucedê-lo nos anos 70. Era outra época, outro tempo, o disco até que foi bem aceito, mas Cicica não conseguiu a mesma projeção. O disco é bom, com algumas curiosidades que eram comuns nas umbandas de 30 anos atrás: um ponto do Caboclo Pele Vermelha o identifica como um caboclo do... Canadá! Em outro ponto encontramos a invocação a um caboclo Maia. O coro é bem característico das Umbandas do norte/nordeste, um uníssono agudo, repetindo o refrão, embora Cicica e seu pai fossem radicados no Rio de Janeiro. Os alabês são bons e competentes, segurando um disco muito bem equilibrado.


Para ouvir a faixa 11, "Jurou Bandeira", clique abaixo:

3 comments:

Anonymous said...

Aí meu querido vamos atualizar esse também?

Anonymous said...

Na capa do LP Filho de Pemba Sussú está a esquerda de camisa vermelha e calça cinza e Cicica no centro de vestes de onça edumentária do "Caboclo Teimoso" o qual ainda nos abençoa no terreiro de Cicica (Maxamba do Mulexê) em Parque São josé, Belford Roxo-RJ.

Yan Kaô (Obashanan) said...

Exu diz: Macumba!! http://rapidshare.com/files/103695713/Pontos_Diversos.rar.html