Wednesday, November 15, 2006

Aruanã – Uma História de Umbanda - 2003


Aruanã – Uma História de Umbanda (Zan Brasidisc - 2003) CD. 01. Senhora do amanhecer; 02. A dona do mar; 03. Reza forte; 04. A luz da justiça; 05. Caboclos de Oxossi; 06. Guerreira; 07. Salubá Nana; 08. Hino aos orixás; 09. Xangô; 10. Brasil; 11. Criança flor em botão; 12. Canto da Alegria; 13. Saudação a Iansã e Xangô; 14. Uma história de Umbanda.
Arranjos e produção: Maestro Areia Lima; Na percussão Laércio costa e Rogério Alves; Grupo umbandista fundado por veteranos da música umbandista dos anos 70/80 (vide Os cantores da Umbanda Vol. 1); Numa tentativa de reviver a música umbandista através do formato mais radiofônico, mesclam axé e temas ao estilo de samba de Clara Nunes e até sertanejo; resulta num disco muito bem produzido, embora desigual.Interessantes as faixas 01 e 05. A faixa 06 lembra muito “Boracho me voy” do grupo Raíces de América.

Para ouvir a faixa 06, "Guerreira", clique abaixo:

2 comments:

AGPercusion_VitorCazé said...

Salve Salve
Gostei do som.

Mas por favor, será que vc pode me ajudar a saber mais sobre a entidade ARUANÃ?

Obrigado.
Vitor

Yan Kaô (Obashanan) said...

Victor, como Aruanã existe o pássaro, o peixe e a tribo dos Aruanás. A entidade que se apresenta como caboclo é um Chefe de Grupamento e adotou esse nome devido aos fonemas da coroa da palavra: Aru = Ara - Luz; U - Preto; Anã - alma; Traduz-se como A alma que ilumina a escuridão. Se símbolo inconsciente pode ser tanto o pássaro quanto o peixe. O primeiro pelo sentido óbvio da liberdade e da idéia de elevação e o peixe pelo sentido oculto da guarda do silêncio. É um caboclo de Oxossi e sua falange atua nos rios onde existem matas fechadas. Espero ter-lhe ajudado! Saravá!