Wednesday, May 20, 2009

Voices of Africa - 1997





Vozes da África – CD – Amharsi Srl-1997

01.Mustapha Tettey Addy (Ghana); 02.Cabdullahi Qarshi-Cumar Dhule (Somália); 03.Africa Jolé (Guiné); 04.Gabin Dabiré (Burkina Faso); 05.Traditional Orchestra of the Comore Islands (Camarões; 06. La Famille dembelê (Burkina Faso) 07. El Mouahidya (Argélia); 08.Arafan Koyate (Mali); 09.Amanpondo (África do Sul); 10.Hausa-Ibo-Ensemble (Nigéria); 11.La Famille Dembele (Burkina Faso); 12. cabdullahi Qarshi-Cumar Dhule (Somália); 13.Sonia laaraisi (Tunísia); 14.Music of Nande (Zaire); 15.Florida Uwera (Rwanda);

Este é um trabalho lindíssimo do sêlo italiano Amharsi Srl. Trata-se de um apanhado precioso de canções africanas de todo o continente, constando de dois volumes: este aqui é o que dá ênfase ás vozes africanas e o volume dois, que se concentra nas cordas e nos instrumentos de sopro. Sim, exatamente! A idéia é essa mesma, a de explorar o tão pouco conhecido universo africano da música que não está concentrada só no tambor, pois a idéia estereotipada da cultura africana é de que lá só existe o tambor como instrumento e mais nada. Ao contrário, verdadeiras orquestras tradicionais de cordas realizam trabalhos importantíssimos de manutenção da cultura musical mais antiga do mundo e o tambor, em muitos casos é um mero coadjuvante.


Há a música de tribos, de griots e akpalôs - contadores de histórias -, a música influenciada e que influenciou o mundo árabe e sem exceção, em todas as faixas encontramos excelentes cantores. Um disco interessante para quem estuda as origens da música e para quem quer compreender as várias influências da música africana no modo de cantar da música de terreiro.

Para ouvir a faixa 01, com Mustapha Tettey Addy (Ghana), clique abaixo:


No comments: