Thursday, March 08, 2007

Oferendas a Oxossi - Prov. 60/70

Oferendas a Oxossi (LP – A Universal/Cáritas/Provavelmente anos 70 com gravações dos anos 60);1. Bambolê Olé Olá; 2.Andorinha voou; 3. Saudação à Maria Baiana; 4. No Amazonas; 5. Sultão das almas; 6. Lua bonita; 7. Cabocla Jurema; 8. Relampeou; 9. Caboclo Boiadeiro; 10. Seu Tangaraí; 11. Clarão da Lua; 12. Serra Negra; Iluminou a Aruanda;

Não há informação alguma no disco, no que se refere ao terreiro, data de gravação, etc. Mas o que se ouve são terreiros legítimos, pureza e espiritualidade expressas no canto e no toque. Pelo menos um dos templos é a tenda de Umbanda Nossa Senhora Aparecida, presente em outros discos da Cáritas. Tudo muito simples, gravações feitas com captação direta, e sem exceção percebe-se muita alegria em todas as pessoas que cantam. A maior parte dos toques é em Cabula e Toruá, e pelo menos dois dos terreiros são fortemente influenciados pela encantaria amazônica. Todos os pontos são de raiz, com evidentes variações regionais nas letras. Um disco excelente, para quem quer ouvir cantos legítimos de umbanda, sem maquiagens de estúdio. Um disco emocionante, quase comovente, pela lembrança de uma umbanda que está desaparecendo.


Para ouvir a faixa 6, "Lua Bonita", clique abaixo:

3 comments:

Anonymous said...

Você diz "Não há informação alguma no disco, no que se refere ao terreiro, data de gravação, etc.". Mas na fita K7 que tenho aparece como Produção e Direção: Jayro A. Rodrigues. Mas data, realmente não tem.

Yan Kaô (Obashanan) said...

O Jayro Rodrigues era produtor de quase tudo feito na Cáritas, caro anônimo. Apesar do esforço dele nas produções, infelizmente omitia o nome dos músicos e das datas de gravação, por motivos desconhecidos. Um abraço.

Yan Kaô (Obashanan) said...

Exu diz: Macumba! http://www.4shared.com/file/234333820/6f773fcc/Oferendas__Oxssi.html