Thursday, August 27, 2009

Afrique Vol. 1 - Collection du musée de l'homme -1952



Afrique Vol. 1 - Collection du musée de l'homme - VOGUE - LP - 1952

01.Acclamation des femmes; 02.Acclamations des femmes & Tambour Ogbon; 03.Chants des Mariwo; 04.Choeurs et tambours Ogbon; 04.Discours du Revenant et Choeurs des Mariwo; 05.Iwi Engungun; 06.Souhaits des revenants;


Em 1952, Pierre Verger, o famoso Babalawô, fotógrafo e ethnologista, realizou algumas das mais famosas fotos dos Eguns em terra, pois fotografar os Eguns é proibido. Egun é uma máscara, um ancestral divinizado que volta à terra através de rituais onde são invocadas as forças essenciais do morto para que sua força animal preencha as roupas sagradas de que le se serve para atuar novamente no mundo. Pierre Verger realizou este trabalho em parceria com Gilbert Rouget, o grande Etnomusicologista que trabalhou durante um longo período em Benim.



Este disco é raríssimo. Tão raro que até dói o osso ilíaco!! Existem apenas umas 50 cópias dele no mundo inteiro (se é que ainda existem, pois a gravadora o lançou apenas por causa do trabalho de Verger, mas não acreditava que o produto fosse vender), o que leva os colecionadores a se estapearem quando descobrem algumas delas. Eu mesmo dei umas bofetadas em uns três prá conseguir esse. As gravações foram feitas em um gravador de rolo, em condições absolutamente livres de qualquer acústica, no ambiente natural do templo do Benin.

Há o ritmo maravilhoso do tambor Ogbon, os tambores dos Alabês/Babalawôs da sociedade Oshogboni e o os cânticos de invocação das mulheres e dos homens e o cântico de Mariwô, a palha sagrada de Xapanã e Ogum, os senhores da morte, simbolizando a cortina disposta no chão, na forma de esteira, que separa o mundo dos vivos do mundo dos mortos.

E, finalmente, a última faixa, Souhaits des revenants, onde podemos ouvir a raríssima voz do próprio Egun em terra, organizando a comunidade com seus conselhos e orientações.

Para ouvir a faixa "Souhait des Revenants", a voz do Egun, clique abaixo:






Só para ilustrar, um culto a Baba Egun na África, do "Povo "Zangbeto" os Guardiões da Noite, um Culto Ancestral, patriarcal beninense.



Aqui, um emocionante registro de um Baba Egun, filmado em Lauro de Freitas/Bahia no Ase Opo Aganju, onde o Bàbálàwòrìsà é Obaray (Balbino Daniel de Paula), filho de Alapini Pedro... reparem na alegria do pessoal ao receber seu ancestral, por sinal muito simpático e amoroso!!!


7 comments:

Zed said...

Tem como ouvir as outras faixas?

Unknown said...

Olá Equipe de Acervo Ayom, boa tarde!


Somos a Assessoria de imprensa digital da campanha fotográfica África em Nós, criada pela Secretaria da Cultura de São Paulo, com a curadoria do fotógrafo Walter Firmo.

Estamos entrando em contato, pois seu blog foi altamente recomendado pela nossa equipe. Ficaremos grato ao retornar este e-mail para nós africaemnosoficial@gmail.com

Desde já, os nossos agradecimentos.



Assessoria África em Nós | http://www.africaemnos.com.br

Yan Kaô (Obashanan) said...

Zed, originalmente colocávamos para download todas as faixas, mas teve um pessoal aí de uma tal Umbanda Sagrada que veio nos ameaçando, etc, coisa de quem não tem o que fazer, sabe como é... Como não queremos passar por pirateiros, optamos por disponibilizar apenas uma faixa para que as pessoas possam ter uma idéia da proposta do acervo.

Um abraço!

Pessoal das África em nós, entraremos em contato para tudo que precisarem!!

Ayan Irê Ô!!

Luzia-Am said...

Que medo me deu ouvir a voz do Egun!! E aquele Egun africano??? É de verdade aquilo?? Me arrepiei toda!!

Yan Kaô (Obashanan) said...

É verdade sim, Luzia, por mais que se pense se tem alguém lá dentro, isso não importa. Importante é a presença e a lembrança do mundo espiritual. E sem medo, Luzia!! Baba Egun nos protege e nos dá saúde, ao contrário do que muita gente acredita!! Saravá!!

Anonymous said...

Caros amigos, como posso adquirir cópias dos discos de Ketu,angola, etc?... Como posso ter acesso ao acervo?

Sou Ogã Alabe : Francisco de IANSÃ IGBALÉ

Meu email é Francisco.garotta@hotmail.com

omo awo keke ifa said...

ola amigos eu gostaria de poder te uma copia desse disco sera ki teria como vcs se comunicarem comigo pra me passar eu agradeceria muito
slip_12@hotmail.com
fico assim agradecido
adabó!