Saturday, July 05, 2008

Krahò - Ampó-Hu - Todas as sementes - 1999


Krahò - Ampó-Hu - Todas as sementes - CD - Kapey - 1999

01-Dueto de Cabaças; 02-Chamada à casa do Wití; 03-Canção de Wití; 04-Canção da festa da batata (à tarde); 05-Cantiga de Wití; 06-Cantiga de Hõkrepôj; 07-Birncadeiras no páteo; 08-Cantiga de Wití; 09-Cantiga de Pemp´kahàc; 10-Cantiga de Wití; 11-Cantiga de Pemp´Kahac; 12-Cantiga de wití; 13-Cantiga de Pemp kahac; 14-Cantiga do Kyire; 15-Cantiga do Kyire; 16-Cantiga do Pemp Kahac; 17-Cantiga do Hokrepoj; 18-Toque de Cabaça;

Os Krahó chamam a si próprios de Mehim, um termo que no passado era provavelmente também aplicado aos membros dos demais povos falantes de sua língua e que viviam conforme a mesma cultura. A esse conjunto de povos se dá o nome de Timbira. Hoje, Mehim é aplicado a membros de qualquer grupo indígena. A esta ampliação correspondeu uma redução do sentido do termo oposto, Cupe(n), que, de não-Timbira, passou a significar civilizado. Os Krahó que vivem mais ao sul também se chamam de Mãkrare (mã = ema, kra = filho, re = diminutivo, "filhos da ema"), termo que pode variar para Mãcamekrá e que aparecia em textos do século XIX como "Macamecrans". O termo que Curt Nimuendajú ouviu aplicado aos do norte, Quenpokrare (quen = pedra, po = chata, "filhos da pedra chata"), não é tão antigo a ponto de aparecer nos textos do século XIX e também não parece ter perdurado até o presente.

Este cd é composto por músicas da etnia Krahó, captado diretamente nas aldeias, por professores, funcionários e alunos da FACOMB - Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG - Universidade Federal de Goiás. O povo Krahò habita no estado do Tocantins. Tem hoje uma população aproximada de 2 mil pessoas, distribuída em 16 aldeias. O canto é a essência da cultura Krahò e através dele a natureza é reverenciada, a história do povo é contada e os sentimentos de alegria, melancolia e tristeza são externados. Existem milhares de cantigas do povo Krahò e este disco apresenta uma mínima parte delas. Vale a pena destacar a cantiga de Kyrié e uma história curiosa: Kyrié é a machadinha sagrada dos Krahò.

Trata-se de uma machadinha polida , muito antiga, ligada a muitas histórias do grupo. Contam que ela foi conquistada por um guerreiro chamado Hartant, que enfrentou muitos perigos para buscá-la em uma terra distante. Ela pertencia a um ser mitológico chamado Txói e ela teria o poder de animar a aladeia e fazê-la próspera e segura. Em 1949 um antropólogo a levou para o Museu Paulista, da Universidade de São Paulo. Muitos problemas aconteceram ao povo Krahò por causa disso e em 1987 um grupo de Krhaòs, liderados pelos pajés Penon e Pohi, a recuperaram do Museu. Com relação nome já visto "os filhos da pedra" e à importância da machadinha para esse povo, seria concidência o seu nome Krahò (pronuncia-se Craô) com o "Kawô" do Xangô africano???


Para ouvir a faixa 01, "Dueto de Cabaças". clique abaixo:

No comments: