Thursday, August 30, 2007

Pontos de Umbanda Girassol – 1970


Pontos de Umbanda Girassol – LP – Nilser – 1970

1.Defumação; 2.Prece; 3.Abertura: a)Oxalá, abertura de gira; b)Exu, Tranca Rua, Exumarê; c)Ogum, Xangô; d)Saudação aos Guias; e)Firmeza de terreiro; 4.Chamada do Guia chefe (Caboclo Girassol): a) Caminhou, caminhou; b)Lembrai de seu Girassol; 5.Chamada do Guia Chefe (Caboclo Girassol): a)Que caboclo lindo; b)Seu Girassol foi prá caçada; c) Na aldeia; 6.Ogum: a)Vamos Sarava Ogum; b)Beira-Mar; 7.Xangô: a)chamada de Xangô; b)No alto da pedreira; 8.Exu: a)Exumaré; b)Boa noite Exumaré; 9.Pomba Gira: a)Cigana de Fé; b)Rainha da encruzilhada; 10.Chamada de Caboclos; 11.Povo d’água: a)Iansã; b)Moça rica; 12.Beijada: a)Tem doce no jardim; b)Dandá na areia; 13.Almas: a)Pai Sabino; b)Os velhos da Bahia; 14.Encerramento: a)Subida do Caboclo Girassol; b)Oxalá; c)Fechamento de Gira; d)Estrela do Céu;

Filhos da Casa de Caridade Caboclo Girassol com Ogã Colofé Miguel Monassa e os Ogãs de atabaque Reinaldo Chaves e Joaquim Pontes;

O que dizer, ora, o que dizer? Praticamente não existem palavras para descrever o que o vinil registrou para a posteridade... Clássico absoluto, sem precedentes ou sucessores... Quem já escutou este disco certamente se deu conta da força e do poder da Umbanda quando se fala em simplicidade, sensibilidade, fé e alegria... a bolacha realmente captou a essência do que era o rito do Caboclo Girassol – o impressionante registro das intensas emoções que acontecem numa gira.

Do começo ao fim, os pontos – uma sucessão de clássicos da música sacra brasileira - arrepiam, induzem ao respeito e às lágrimas, e à esperança de que a Umbanda seja assim em todos os templos do Brasil. Os mais velhos ao escutarem este disco se lembrarão: a volta à infância nas imagens e sons mais lindos de uma gira bela, profunda e repleta de espiritualidade no seu mais alto grau.

Os médiuns cantam com fé, amor e disposição, afinados e acompanhando com palmas; não há palavras para definir o timbre de voz do Ogã Reinaldo, uma voz distante, forte e que faz tremer o coração e a alma... os ogãs Reinaldo e Joaquim estão, com certeza entre os melhores do Brasil em todos os tempos, se utilizam da técnica, velocidade, conhecimento, dinâmica, acentuação e respeito pelo coral, deixando, com perfeição, que este apareça nos momentos adequados. Raramente se viu ou se vê algo assim: a interação entre alabês e corrente num nível perfeito, jamais alcançado em nenhum registro que tenhamos escutado ou presenciado. O Ogã Miguel é uma voz de respeito, elegante e comovente... e todos os pontos certamente evocam, invocam e movimentam forças positivas em todos os níveis.

Novamente, o que dizer deste disco? Influenciou tudo o que veio depois dele no que se entende como rito umbandista, seja em disco, seja em terreiro, ao vivo... Talvez, para entender a felicidade que nos dá ao escutá-lo, só repetindo a chamada inicial – arrepiante - do Ogã Reinaldo, que abre o disco: ÊÊÊÊ, BANDAAAA!!!!


Para ouvir a faixa 5, "5.Chamada do Guia Chefe (Caboclo Girassol): a)Que caboclo lindo; b)Seu Girassol foi prá caçada; c) Na aldeia" clque abaixo:

14 comments:

Anonymous said...

tengo trancamiento de penamiento
y mucha destresa espiritual
quiero tener conosimiento trabajos

Yan Kaô (Obashanan) said...

En que puedo ajudar-lo?

Yan Kaô (Obashanan) said...

Me diga su nombre

Anonymous said...

Gostaria de baixar os cd como posso.me manda resposta no meu email
katiusci0510@hotmail.com

Anonymous said...

Tem como baixar no computador este disco.(Pontos de Umbanda Girassol – LP – Nilser – 1970)
Se puder me envia e-mail
tendafraterna@ig.com.br

L.Motta
CCT - TFU
Visite:
http://tendafraterna.zip.net/

Anonymous said...

Olá!!
Sou de Fortaleza e queria saber como faz pra baixar esses discos de umbanda.
gessefortal@yahoo.com.br

Yan Kaô (Obashanan) said...

Gesse, não podemos disponibilizar o download dos discos devido à FTU ser uma instituição oficial e não pode ser ligada à pirataria...

Não obstante criamos a Ayom Records que vai tentar oficializar muitas gravações perdidas...

Desculpe-nos...

Axé...

Anonymous said...

Olá, bom dia

Por favor, gostaria de saber COMO É A LETRA DO PONTO " Sr Girassol foi pra caçada..eee... sr girassol vem da caçada ea.." pq eu não entendo absolutamente nada depois disso.

Se vc puder 'desvendar' esse mistério fico agradecida, pois tenho precisão de saber esse ponto, para canta-lo na Tenda aonde vou!

Por caridade, me ajude.
abraços

Unknown said...

Olá amigos, como faço pra ter esses pontos do Caboclo Girassol, eles são belíssimos e de muito axé.

Saravá seu Girassol....


ARLAN ARGÔLO

Porto Velho - RO.

jlfdesign said...

como faço para baixar esse cd por favor mande resposta para jlfdesign@hotmail.com

Anonymous said...

Olá,

Tentei ouvir os pontos do caboclo girassol, mas o áudio está meio confuso, por gentileza onde posso encontrar a letra dos pontos? se for possível me enviar ficarei grata. Meu e-mail lilih30@hotmail.com

Liliane said...

Por gentileza, tem como enviar as letras dos pontos do caboclo girassol??? Fico grata meu e-mail lilih30@hotmail.com

Gessé said...

SOU GESSÉ DE FORTALEZA E GOSTARIA DE SABER COMO POSSO OBTER O CD DESSE DISCO, POIS JÁ OUVIR O LP E UM TRABALHO ESPETACULAR, UMA VEZ QUE NÃO É POSSÍVEL DISPONIBILIZAR PARA DOWNLOAD.
MUITO GRATO.
GESSÉ

Yan Kaô (Obashanan) said...

Escreva prá gente em ayom77@gmail.com, Gesse, que conversamos, ok?

Ayan Irê Ô!