"Preto Velho no terreiro" talvez seja a música mais antiga encontrada em nossas pesquisas na qual é citado um tema relativo ao imaginário de terreiro.
O cilindro de onde a gravamos possuía a data de 1900, e não havia nome dos compositores nem dos músicos. É uma faixa surpreendente e estranha, pois trata-se de uma peça instrumental com piano e acordeon, bem ao estilo da época, que era influenciada musicalmente pela cultura musical da França.
Rótulo interno do cd
O ouvinte atento perceberá que os baixos do piano estão baseados numa sequência cheia de intenções em 2/4, muito próximo dos batuques e lundus do período. Após gravarmos de um fonógrafo original, salvamos o áudio e o limpamos para que mais essa peça da música do imaginário de terreiro pudesse ser ouvida novamente.
Para ouvir esta raridade, clique abaixo:
1 comment:
Apesar de não ser umbandista, escuto frequentemente este disco e uma faixa é mais fantástica do que a outra, mas sem dúvidas a mais impressionante é o Preto Velho no Terreiro, a conexão com o tipo de música da época e o sons de um terreiro são fantásticas. Espero encarecidamente que a Ayom Gravadora produza mais discos de tamanha riqueza cultural à cultura brasileira. Obrigado!
Post a Comment