Tuesday, September 30, 2008

Fontes culturais da música em Goiás - Umbanda Goiana - 1973


Fontes culturais da música em Goiás - Umbanda Goiana e outras comunidades - LP - Tacape - 1973

01.Ponto de chegada de pretos velhos; 02.Ponto de Pai Mateus; 03.Ponto dos Pretos Velhos; 04.Ponto de santa Bárbara; 05.Ponto de firmeza ou de afirmação; 06.Ponto de Pai Tomás; 07.Pontodo povo da costa africana; 08.Ponto de subida dos Pretos velhos; 09.Ponto dos baianos; 10.Ponto dos baianos 2; 11.Ponto dos Baianos3; 12.Ponto de Maria Baiana; 13.Ponto de Preto Velho na linha de Nagô; 14.Ponto de subida de baiano; 15.Terço cantado; 16.Ladainha de Nossa Senhora; 17.Oração da noite; 18.Procissão de São Sebastião; 19.Folia de São Sebastião; 20.Festejo de São João;

Um disco raríssimo que trata do resgate da música de comunidades negras tradicionais do estado de Goiás. Foram registradas várias comunidades religiosas, praticantes do catolicismo e da Umbanda, em festejos profanos e rituais dentro de templos. O destaque é para o Terreiro do Pai Jerônimo, umantigo templo de Goiânia, onde ouve-se pontos conhecidos da Umbanda cantados apenas com palmas. A gravação - feita provavelmente com um microfone simples, talvez algum Aiko antigo - é em mono e está muito ruim. Além disso, o corte das fitas foi feito de maneira aleatória, até mesmo desleixada, pois a pausa do registro é feita de forma abrupta. Ao realizarmos a recuperação digital, nós corrigimos esse deslize criando uma nova sessão de fade out para evitar a surpresa da súbita interrupção do som. Mesmo com esses problemas, trata-se de um registro extremamente delicado no que concerne à raridade de documentos sonoros da região central do país, especialmente do estado de Goiás, onde nós desconhecemos outro registro de templos brasileiros além deste. Os registros de outras manifestações, como a reza do terço e os grupos de São Sebastião soam interessantes, porque nos remetem a uma mesma unidade sonora se comparados com o terreiro de São Jerônimo: a intensidade dramática, o registro do som da fé do povo Goiano é marcante e vemos muito mais semelhaças entre os cânticos do que diferenças, o que mostra que a verdadeira unidade das religiões no Brasil não está na identidade ritual, mas antes, na necessidade de saciar-se a fome comum do ser humano na conquista da paz de espírito.

Para ouvir a faixa 08, "Ponto de subida dos Pretos Velhos", clique abaixo:

4 comments:

Anonymous said...

Mano, só passei pra deixar os parabéns pela belíssima contagem de 218000 almas visitantes no seu blog. Quem ganha é Umbanda, mais uma vez!

Karatan

Yan Kaô (Obashanan) said...

Menos de cinco horas depois de sua mensagem já temos 218168 visitantes, Karatan. Obrigado pela força e nosso trabalho só prova que a Umbanda é forte, muito forte, pois muitos que tentaram nos derrubar caíram fragorosamente como vimos recentemente. Um abraço!

@Viu__Falei said...

Gostaria de convidar todos a participarem da Rede Social Goiana www.ousar.net
em breve estaremos disponibilizando um espaço para todas as religiões poderem divulgar grupos, igrejas, templos e entidades religiosas.
Estarão disponíveis no portal Ousar.Net espaço para fotos de eventos, agenda, notícias, rede de membros e muito mais...
acessem www.ousar.net e cadastrem-se gratuitamente...
Atualmente já está disponível o Catálogo Virtual de Artistas Goianos

Anonymous said...

POr favor

Gostaria que disponibilizasse o álbum inteiro para baixar...
sou goiana e não sabe como fiquei emocionada de encontrar esse blog...
Se tiver como disponibilizar agradeço.
Obrigada
taiana