Friday, July 31, 2009

Yukihiro Takahashi - SARAVAH - 1974


Yukihiro Takahashi - SARAVAH - Compacto duplo - King Records - 1974

Lado A - Moody Indigo;
Lado B - Saravah!

Sim, senhores, podem acreditar em seus olhos!! Não, vocês não estão loucos, e o responsável por este blogue e por este acervo também não!! Você está no lugar certo, e na hora certa (que horas são?), aqui é realmente o ACERVO AYOM e é o único lugar onde você encontra raridades impressionantes como esta! Sim, a sua estupefação foi igual a minha quando, em minhas constantes e árduas buscas pela "Música do Santo", me deparei com este disquinho num sebo do Bairro da Liberdade (tradicional bairro da colônia japonesa de São Paulo). Li várias vezes, com incredulidade, o título, e como não conseguia ler o que dizia a parte de traz da capa do compacto (evidentemente em japonês!), pedi ao lojista que me ajudasse.
Apesar dos olhos puxados e da camisa escrito "Tóquio", o balconista me respondeu que se chamava Roberto Argemiro, que era brasileiro e não sabia ler japonês (talvez fosse um índio), mas chamou a dona da loja (uma bravíssima senhora que deveria ter uns 350 anos) que me deu uma tradução rápida, num japonês pré-histórico com sotaque Ainu e aqui conto o que consegui entender: o disco foi concebido numa viagem de duas semanas de Yukihiro à Paris, onde conheceu uma brasileira que era... DA UMBANDA (a senhorinha não sabia o que era isso, apenas disse que a palavra e que era uma "religión, né?")!!! Takahashi ficou muito impressionado com a palavra Saravá e seu significado (não sabemos o que a moça disse prá ele, mas deve ter sido coisa boa...), etc, etc, etc...



Como Yukihiro é um amante do samba bossa-nova de Tom Jobim, provavelmente a palavra o fêz lembrar-se de Carlos Lira com seu disco homônimo. Nascido em 52, Yukihiro Takahashi é um dos mais respeitados arranjadores do Japão e foi membro da banda de Rock Pop/Progressivo Yellow Magic Orchestra, juntamente com os igualmente famosos Haruomi Hosono e Riuichi Sakamoto (prá quem não se lembra, foi o compositor da belíssima trilha sonora do filme "O Grande Imperador"). A banda conseguiu chegar ao topo da parada britânica com o sucesso “Firecracker” no final dos anos 70 e foram uma grande influência no surgimento do acid house e do movimento techno do final dos anos 80 e começo dos 90.


A música Saravah é um samba bossa-nova cantado em Japonês, com as óbvias interpretações regionais que o suingue local permite. Com um arranjo belíssimo, a música é excelente, por mais estranho e bizarro que possamos achar um japonês legítimo fazendo um belo Saravá! Mas é a "Banda" já em 1974 chegando do outro lado do mundo! E salve Ela!


Para ouvir a faixa "Saravah", clique abaixo:

Thursday, July 30, 2009

Kangoma na Feira Preta - Pílula de Cultura


Show do Kangoma na Feira Preta - evento Pílula de Cultura

Horário: 2 agosto 2009 às 19:00h


Rua: Av. Francisco Matarazzo, 2000 - Barra Funda
Cidade: São Paulo
Phone: 11 3031-2374 - entrada franca

Friday, July 24, 2009

OFICINA RITMOS BANTU - MESTRE OBASHANAN


Iniciação aos Ritmos Bantu(Congo/Angola)

1.Origem e história;
2.Os ritmos Bantu no Brasil;
3.Congo de Ouro; Cabula; Barravento; Arrebate; e suas variações;

Instrumentos: Três Tambores (conga, atabaques, ngoma, etc), agogô, xequerê;

De 28 a 30/7, terça a quinta
Horário 16h às 17h30
Investimento: R$ 125,00

Informação:
Escola Prego Batido

Fones: 11 3868-14 97 /8937-5594
Rua Morro Agudo, 101 - Perdizes, São Paulo CEP-01259-090
e-mail: escola@pregobatido.com nosso msn: escolapregobatido@hotmail.com
Funcionamento: segunda à quarta das 10h às 12h, e das 14h às 22h e
quinta-feira das 10h às 19h. Aulas 1 vez por semana: 50 min

Wednesday, July 08, 2009

LANÇAMENTO! VENHA SE ENCANTAR COM ESSE DISCO! MÃE IBERECY CANTA PARA OS EXUS GUARDIÕES: O SENHOR DOS ENCANTOS!!


Uma das mais belas e fortes vozes da Umbanda em todos os tempos agora faz parte do Cast da Ayom Records! Um disco antológico, com Mestre Obashanan nos tambores Ngoma e capa do lendário artista plástico Fernando Naviskas!


A Psicofonia é uma das mais raras faculdades mediúnicas. Trata-se da capacidade de receber através da audiência ou da clariaudiência, invocações cantadas e/ou mesmo música instrumental, ou mais raramente ainda, receber através da psicografia partituras inteiras sem que o médium possua prévio estudo musical. Mãe Iberecy é uma destas médiuns. Aos 12 anos de idade já ouvia sons e vozes que ninguém conseguia escutar, até que aos 14 anos recebeu um ponto de Yemanjá, dando origem a mais de 2000 pontos de raiz e de louvação. Iniciada na Nação Angola e na Umbanda por Pai Bidó, um dos mais antigos sacerdotes de Campinas, Mãe Iberecy é hoje uma das mais incríveis forças do canto e da arte das religiões afro-brasileiras!

Faixas: 01.O Senhor dos Encantos; 02.Treme a terra, treme o mundo; 03.Sua capa abre (Volta Escura); 04.A cancela bateu (Sete Cruzes); 05.Galo Cantou; 06.Gira Mundo; 07.Balanceia a figueira; 08.Chegou prá guerrear (Seu Marabô); 09.Sete Encruzilhadas tem magia; 10.É madeira de lei (Tranca Ruas); 11.Povo do pó (Seu Caveira); 12.Feiticeira dourada (Maria Padilha); 13.Noite de lua cheia (Exu Quebra Galho); 14.Olha o Tiriri; 15.Exu Lobo; 16.Sete Covas; 17.Exu Rei; 18.Maria Rosa; 19.Meia Noite; 20.Dama de Vermelho (Maria Molambo) 21.Exu Cruzeiro;
Para adquiri-lo escreve para ayom77@gmail.com
ou ligue para Ayom Records: 011-3499-6152

Para ouvir a faixa 04, "A Cancela Bateu (Sete Cruzes)", clique abaixo: